Livro: As Crônicas de Nárnia - O Sobrinho do mago
Autor: C.S.Lewis
Editora: WMF ltda.
Páginas: 97 * Meu livro é o Volume único, então esse número de páginas não é o mesmo dos outros.
Sinopse: A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais. * Sinopse do site skoob.com
Olá pessoal, voltei com mais uma Resenha que eu havia prometido já a algum tempo mas só agora consegui criar coragem para escrever. O Sobrinho do Mago é o primeiro livro ( cronologicamente falando) das Crônicas De Nárnia, por isso escolhi ele para ser o primeiro dos sete que vou resenhar.
O livro se passa anos antes dos acontecimentos de “ O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa ”, os anos são anteriores tanto a Nárnia quanto no nosso mundo. A história antecede até mesmo a criação de Nárnia, onde no decorrer do livro presenciamos o nascimento de Nárnia e de muitas outras histórias que acontecem por lá.
No início somos apresentados a três personagens até então desconhecidos nos livros, Polly, Digory e Tio André. Digory é uma criança com problemas em casa e que sonha demais, ele acabou de se mudar e encontra uma nova amiga Polly, a vizinha. Eles juntos começam a explorar a vizinhança por uma “ passagem secreta “ e acabam entrando na sala do Tio André, o parente estranho e aparentemente louco de Digory, que acredita em magia e feitiçaria.
Após diversos acontecimentos Polly e Digory são enviados pelo tio para um reino estranho através de anéis mágicos. A partir daí a história se desenrola com Digory e Polly visitando diferentes reinos até finalmente conhecer Nárnia e a partir daí as coisas começam a melhorar na narrativa.
Os personagens são pouco desenvolvidos, mas levando em conta que é um livro infantil não são necessários muitos detalhes para que a história seja boa, Polly e Digory são bons personagens e cada um tem seu papel útil na trama. As comparações a Bíblia que muitas pessoas negam, mas que o próprio Lewis havia confirmado, são bem mais destacadas nesse livro, mas não deixa de ser algo mágico e muito bem feito.
O livro é muito bom e em nenhum momento achei cansativo a leitura ou os capítulos, apesar de que demorei para me adaptar com a escrita simples e com poucos detalhes, justamente por ser uma literatura infantil.
Conhecer a criação de Nárnia e como tudo e iniciou, saber quem foram os primeiros reis de Nárnia e como a feiticeira branca transformou o lugar no que conhecemos no livro seguinte é muito legal. O livro esclarece certas dúvidas e nos apresenta a uma nova maneira de ver o universo criado por C.S.Lewis . A parte que eu mais gostei foi saber porque o Guarda Roupa é mágico, foi muito legal.
Bem, por isso é mais tantas outras coisas que acontecem no livro, a genialidade de Lewis e a magia maravilhosa desse mundo, a nota é 9.8, muito merecido, perdeu 0.2 somente pela narrativa que não é tão boa, mas vendo pelo lado que é um livro infantil então da pra perdoar…
Nota: 9.8
Bom, obrigado por lerem pessoal, coloque aí nos comentários sua opinião sobre o livro, vou adorar saber!